ESTUDANTES EM FOTOS (2022)

Coletânea de vídeos elaborados com fotos do acervo do Museu Histórico da UFV sob os cuidados do Arquivo Central e Histórico da UFV. As imagens selecionadas retratam a trajetória dos estudantes na época da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (ESAV, 1926-1948), Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG, 1948-1969) e Universidade Federal de Viçosa (UFV, 1969 até os dias atuais).

Estudantes na ESAV (1926-1948)

(Elaboração dos vídeos “Estudantes na UREMG” e “Estudantes na UFV” em andamento.)

ACORDA MUSEU! (2022)

O projeto, realizado via Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão Universitária (PIBEX), “Acorda Museu! Reativação de atividades presenciais após suspensão por motivo de pandemia” tem como objetivo valorizar a identidade e a história da Universidade Federal de Viçosa, assim como seu rico acervo artístico por meio do desenvolvimento de atividades culturais, educativas e de divulgação do Museu Histórico e da Pinacoteca da UFV, contribuindo para uma aproximação maior entre a Instituição e a comunidade.

INTERARTE: ARTE E CULTURA COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL (2017-2018)

O projeto, realizado via Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Cultura e Arte Universitária (PROCULTURA), buscou desenvolver a aprendizagem acerca de arte e cultura em espaços educativos da cidade de Viçosa/MG. Através de suas atividades, como oficinas com artistas, o projeto promoveu a inclusão sociocultural, a socialização entre cidade e universidade e a difusão do direito à cultura e arte. Foram desenvolvidas oficinas de cultura com artistas, artesãos e promotores culturais que provocaram o fortalecimento da identidade cultural local, através da formação de sujeitos que tenham interesse em produzir e difundir cultura e arte.

ARTE DIGITAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE MEMÓRIA E ARTE POR MEIO DE NOVAS TECNOLOGIAS (2014-2017)

O projeto, realizado via Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Cultura e Arte Universitária (PROCULTURA), teve como objetivo promover capacitação e divulgação em arte digital para disseminar a mesma como manifestação artística contemporânea às comunidades universitária, viçosense e da região. Ao longo dos anos em que o projeto foi implementado, foram realizadas projeções mapeadas ligadas às exposições na fachada da Pinacoteca da UFV. Ainda com o fim de capacitar de forma adequada aqueles que tivessem interesse pelas intervenções artísticas, foi desenvolvido material didático e curso de capacitação.

PRESERVAÇÃO E ACESSO ÀS FOTOGRAFIAS SOB POSSE DO MUSEU HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (2014-2016)

O projeto, realizado via Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão Universitária (PIBEX), teve como objetivo difundir a memória histórica da Universidade Federal de Viçosa com o auxílio da metodologia museológica e arquivística, realizando ordenação, acondicionamento físico, descrição, indexação e exposição, para disseminar a informação por meio dos instrumentos de pesquisa, possibilitando o acesso às comunidades da UFV e de Viçosa.

As fotos estão disponíveis ao público através do Locus – Repositório Institucional da UFV.