Acervo
Mostra virtual “As Porcelanas da Casa”
ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO DA UFV
Mapoteca
O armário de mapas, ou mapoteca, data da década de 1920. Dentro dele estão contidas plantas baixas, levantamentos topográficos, plantas estruturais, entre outras, de prédios e ruas projetados desde o início das construções da ESAV (1922) até início da década de 1960.
Acesse o drive com o acervo das plantas clicando aqui.
Microscópio Reichert Wien
Primeiro microscópio utilizado no Laboratório de Biologia Geral, década de 1920. Doado pela Departamento de Biologia Vegetal, UFV.
Estado de conservação: bom
Teodolito e Baliza
Equipamentos da década de 1920 doados pelo Departamento de Engenharia Civil, UFV.
Estado de conservação: bom
Máquina Fotográfica Kodak n.3A Autographic
Máquina fotográfica, 1907. Doação Profº Roberto A. Muller, Departamento de Química, UFV.
Estado de conservação: bom
O Relógio IBM e mostrador
O relógio IBM que encontra-se no Museu Histórico da UFV foi despachado da fábrica International Business Machines situada em Endicott, Nova York (EUA) em abril de 1941 para a Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), sendo instalado no Edifício Arthur da Silva Bernardes. O relógio em madeira localizava-se no subsolo do edifício e contava com mostradores nos outros andares controlando o horário das aulas dos estudantes. O relógio configura como uma peça histórica não somente para a UFV, como também para a IBM. A partir da década de 20, a International Business Machines ocupou um lugar de liderança dentro do processo tecnológico. A sigla IBM passou a ser, desde então, a fórmula para que a indústria e o comércio continuassem a resolver seus problemas de desenvolvimento. Isso demonstra o caráter pioneiro da UFV que desde seu início acompanha e valoriza a inovação tecnológica.
Informações cedidas pelo Professor Tetuo Hara.