Evento comemora 50 anos da Pinacoteca com exposição e apresentação de orquestra

A Pinacoteca da UFV está completando 50 anos. Para celebrar suas bodas de ouro, haverá uma exposição com um conjunto de obras selecionadas pelo refino técnico e estético, que corroboram para este meio século de história, cultura e arte. Dentre os artistas que estarão representados na mostra, estão Tarsila do Amaral, Roberto Burle Marx, Nello Nuno, Fani Bracher, Élon Brasil e Jader Barroso. A abertura será na terça-feira (7), às 17h, e contará com a apresentação da Orquestra Sol do Amanhã. O evento, gratuito e aberto a toda a comunidade, é uma realização da UFV, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

A exposição comemorativa poderá ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, até 24 de novembro, na sede da Pinacoteca, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal, no campus Viçosa.

Sobre
Desde 1973, a Pinacoteca da UFV conta sua história por meio da difusão das artes visuais. Inaugurada na Biblioteca Central, foi transferida, em 1988, para a Vila Giannetti e, em 2013, reinaugurada junto ao Museu Histórico da UFV, antiga Casa de Hóspedes. Segundo sua equipe, trata-se de “um espaço de diversidade artística que partilha e toca, para além das margens e dos muros, uma grande quantidade de pessoas com suas exposições”.

Vale destacar que o evento comemorativo dos 50 anos da Pinacoteca tem o apoio da Divisão de Eventos, da Casa UFV de Música, do Departamento de Informática, do Laboratório MaVILab, do Arquivo Central e Histórico, da Pró-Reitoria de Administração e da Facev. Ele também é apoiado pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), por meio do edital 03/2023, que visa estimular a difusão do conhecimento, com apoio e patrocínio de eventos de caráter científico, tecnológico e cultural promovidos por órgãos vinculados à UFV.