Oficina mediação cultural em espaços não formais de ensino

O Projeto Procultura Interarte: arte e cultura como forma de inclusão social oferecerá a oficina “Mediação cultural em espaços não formais de ensino”, ministrada pela professora do Departamento de Artes e Humanidades- DAH Christina Fornaciari. A professora possui experiência na área de mediação cultural, tendo atuado nessa função junto a importantes instituições de arte, entre elas o Palácio das Artes (BH/MG), o Barbican Arts Center (Londres, Inglaterra) e o Bronx Museum (Nova York, EUA), instituições que promovem a acessibilidade artística a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, como o CAPUT – Centro de Atenção e Proteção ao Adolescente, e a APAC – Associação Proteção e Assistência ao Condenado e também em instituições de ensino formal. Sua abordagem privilegia e estimula a participação de sujeitos no processo de fruição artística, colaborando para uma postura mais ativa e emancipatória durante as visitas a Museus e espaços de arte em geral.

A oficina tem como objetivo desmistificar a atuação do professor como um mediador das atividades culturais de seus alunos. Serão apresentadas sugestões de abordagens práticas que facilitam a interação dos alunos com as obras-espaços visitados, bem como ferramentas que viabilizam um maior aproveitamento da atividade artística, antes e após sua realização, em sala de aula. A Oficina acontecerá no dia 24 de outubro das 8h às 12h, no Museu Histórico e Pinacoteca da UFV (atrás da Caixa Econômica Federal). As inscrições devem ser feitas pelo site: www.facev.org.br e custam R$ 5,00 (vagas limitadas).

A oficina é uma realização da Pró Reitoria de Extensão e Cultura por meio da Divisão de Assuntos Culturais e Museu Histórico e Pinacoteca da UFV, com apoio do DAH/ UFV, Fundação FACEV e Programa Mais Cultura nas Universidades- ArtCulAção